domingo, 2 de maio de 2010

Você sabe o quê é customizar?


Você sabe o quê é customizar?

“Customizar é um neologismo para expressar personalização. O termo vem do inglês custom que quer dizer “feito sob encomenda” – uma roupa customizada ficará diferente e ao gosto da pessoa [...] Esse conceito chegou ao Brasil na década de 90, logo após a onda do comportamento individualista se espalhar pelo mundo, reorganizando a relação moda e consumidor [...] O ato de buscar maneiras para se diferenciar dos demais, utilizando adornos para enriquecer a roupa com criatividade e individualidade, criou um novo padrão de moda, no qual tudo pode ser customizado [...] Vale destacar que a técnica não é apenas aplicada em roupas, ela pode também ser aplicada em calçados, bolsas e acessórios[...]”

Eu adoro recriar meu guarda-roupa. E para isso, você precisa apenas de criatividade e uma boa costureira, ou para aquelas mais habilidosas: tesoura cola, agulha, linha, botões, tinta para tecido, lantejoulas, rendas, desenhos, pinturas… Ufa!!

Na personalização vale tudo – rasgar, tingir, costurar e por aí vai… Dependendo do seu objetivo, você vai criar uma peça única e não correr o risco de encontrar ninguém igual – isso sem falar na vantagem do baixo custo, pois a maior parte dos produtos que usamos é reaproveitada de outras roupas ou acessórios.

Sabe aquela peça que está no seu guarda-roupa há anos, que você não usa porque está manchada ou velha, ou porque está com vergonha do tanto que usou? Então, transforme-a em uma peça nova e única! Além de ser um recurso para a moda e de como podemos explorá-la à nosso favor.

A criatividade não tem fim no processo de customização, pois calça pode virar bolsa; blusa pode virar vestido; camiseta velhinha pode ganhar nova vida com pequenas aplicações; tênis podem ganhar bordados, rendas, desenhos… Podemos transformar modelos velhos em novos, peças sem graça em cheias de charme; basta colocar a imaginação e a criatividade para funcionar e mandar ver na criação.

O que você está esperando? Mãos à obra! Fique de olho, pois essa tendência conquistou o mundo da moda. E não há época mais propícia como agora, já que o estamos falando tanto em consumir menos e reciclar mais…

Enfim, curta este momento quase terapêutico e divirta-se desde a execução até a hora de usá-lo. E nunca se esqueça: você é quem faz a sua moda!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, Carlinha!
    Procurei vários vídeos sobre customização: estou apaixonada! É muito bom!
    BEijos da irmã,
    Vanessa David.

    ResponderExcluir