segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gordinhas em destaque - Plus Size


Ultimamente, o assunto da moda são as gordinhas, ou como elas mesmas se denominam, mulherões. Fruto dessa nova demanda, aconteceu no início do ano em São Paulo, a primeira Fashion Weekend Plus Size, evento que apresentou dez desfiles de marcas para mulheres um pouco acima do peso.

A iniciativa aparece em um momento oportuno, já que o último São Paulo Fashion Week suscitou um assunto adormecido: o da magreza excessiva das modelos. Ossos em evidência e braços mais finos do que o aceitável, chamou a atenção de jornalistas, que explorando o assunto, retomaram essa importante polêmica. Em edições recentes, a Vogue francesa e a italiana, a Elle francesa e a americana V trouxeram as ‘rechonchudinhas’ em destaque nas suas páginas, seguindo uma tendência de repúdio à magreza e à edição de imagens.
Não há como negar a existência de uma nova visão dentro do mercado de moda: o Mulheres Reais Fashion Show.
As marcas que desfilaram e as modelos que as representaram foram todas, como o próprio nome do evento denota, de “mulheres reais”, ou seja, aquelas com gordurinhas, imperfeições saudáveis e que vão, de certa forma, na contramão dos padrões impostos pela mídia e aceito, até certo ponto, pela sociedade.
Dentro desse panorama, destacam-se as modelos “GG”, cada vez mais presentes. “Cheinhas” que chegam ao mercado de moda, mostrando que a auto-estima, não é uma exclusividade das modelos tamanho “P”.
Depois da denúncia de inúmeros casos de anorexia entre modelos de vários países, houve uma conscientização generalizada em relação ao exagero com que a mídia estava desenhando os padrões de beleza. O culto à magreza excessiva começou a diminuir, ainda que paulatinamente, surgiram também as campanhas em favor da aceitação da diversidade.
O caminho, ainda que estreito, vem crescendo com sucesso desde então. Em uma das últimas temporadas do programa norte-americano America’s Next Top Model – uma competição onde diversas meninas disputam um contrato e uma chance de iniciar a carreira como modelo – a vencedora, Whitney Thompson, foi uma modelo “Plus Size”. Assim como ela, outras vêm ganhando espaço.
Afinal, como está dentro deste contexto a gordinha do cotidiano? Fica difícil manter a auto-estima quando se é cercado por um mundo de imposições e exigências. Para cada 100 lojas cujos tamanhos não passam dos 40, há apenas uma que faça números maiores.
As opções são ainda reduzidas, pois o mercado cresce em velocidade moderada. Há poucas marcas e, conseqüentemente, os preços são altos. Isso sem falar em uma tendência forte de se associar roupas de tamanhos maiores a modelos retos, largos e sem qualquer atrativo. Há, sim, as novas grifes que vêm para mudar isso, mas ainda são raras e nesses casos – exatamente por conta dessa escassez atual – o preço, geralmente, tende a subir.
Campanhas como a do sabonete Dove, a favor da “real beleza das mulheres” e de eventos como o Mulheres Reais Fashion Show nos fazem perceber que as medidas mostradas nas passarelas não são a da maioria das brasileiras e que perfeição de capa de revista não é real. A moda, felizmente, está começando a abrir as portas para a diversidade. É dever nosso não permitir que elas se fechem.



Dicas bacanas


Acentuar o dorso e estender os ombros é uma boa dica. Por isso evite tudo que chamar atenção para a cintura como camisetas curtas que mostram a barriga, calças com cintura baixa e tipo legging. Cores claras e com brilho e listras horizontais. Blusa por dentro da calça também não é aconselhável. “Destaque o seu rosto e o seu colo, escolhendo modelos que evidenciam a direção vertical do olhar.”



Abuse



  • Blusas

Modelos curtos achatam a silhueta oval, por isso escolha os alongados com tecidos fluidos, como as túnicas e as camisas por fora da calça ou saia. Chame a atenção para a região do colo com decotes em V ou U, detalhes, bordados, brilhos e aplicações.



  • Blazers e Jaquetas

Escolha modelos retos e levemente acinturados, com dois ou três botões e lapelas estreitas e longas.



  • Calças e Bermudas

Calças retas ou levemente afuniladas na barra, com a cintura um a dois dedos abaixo do umbigo e em cores escuras favorecem a sua silhueta. Assim como as bermudas retas, usadas logo abaixo dos joelhos.



  • Saias e Vestidos

As saias devem ser, de preferência, sem cós e levemente evasê ou rodadas e os vestidos, transpassados ou com recorte sob o busto.



  • Acessórios

O seu rosto deve ser o centro das atenções, por isso use colares abaixo da base do pescoço e brincos. Os sapatos devem seguir o mesmo tom da calça ou saia, sempre com um pouco de salto.



Até o nosso próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário